sábado, 8 de maio de 2010

Alimentação dos canários



A alimentação influencia consideravelmente a saúde, a procriação e o crescimento de todos os animais, sendo esta verdade igualmente aplicada aos canários.Uma boa Alimentação é a que reúne todos os elementos indispensáveis a um equilíbrio de vida e aumenta a resistência orgânica das aves, conduzindo ao seu bom estado de saúde ou permitindo o seu restabelecimento rápido em caso de doença.A base da alimentação dos canários é uma mistura de sementes, que se completa com verdura e fruta, papa de ovo, vitaminas e minerais.A mistura de sementes pode ser obtida em estabelecimentos comerciais da especialidade, dependendo a sua eficácia da proporcionalidade dos grãos e da idoneidade do comerciante.Há criadores que adquirem as diversas sementes em separado, fazendo posteriormente a mistura na percentagem que entendem ser a mais correcta. Existem ainda os canaricultores que dão as sementes aos seus canários em separado, isto é, cada variedade é colocada em recipiente individual.Este critério é baseado no desperdício de alimento que por vezes se verifica quando as aves deitam para fora dos comedouros grandes quantidades de sementes, ao procurarem as que são mais do seu agrado.As sementes devem ser colocadas num só recipiente, diariamente, numa mistura proporcional que se tenha decidido adoptar. Uma vez por semana como guloseima em pequena quantidade e em separado, dar uma mistura de sementes gordas, a que os ingleses chamam "prato forte".  

Assim sendo vou expor aqui os produtos que eu uso para a criação e manutenção dos meus canários de cor:
 Esta é a papa que eu forneço aos meus canários sem factor vermelho durante todo o ano 2 a 3 vezes por semana, sendo que na altura da criação e da muda onde os canários necessitam de mais proteínas forneço todos os dias.
É uma papa de ovo que eu gosto muito particularmente e que é composta por :
Proteínas, vitaminas, oligoelementos, minerais, aminoácidos essenciais ( lisina, metionina) e ainda enriquecido com florastimul, L-carnitina e ácidos gordos Omega 3.
 Esta é a papa que forneço aos canários com factor vermelho , onde a composição é igual a de cima onde a diferença reside que tem cantaxantina para manter a cor vermelha das aves. 

Agora aparece na alimentação dos meus canários as sementes de germinar que fazem parte da alimentação regular dos meus canários especialmente na época da muda de pena e na criação visto que tem um elevado teor de vitamina E.
Influenciando extraordinariamente na condição física dos nossos canários.
Agora relativamente as sementes não sou muito picuinhas e não utilizo nenhuma marca em particular apenas acho importante todos os criadores de canários se certificarem que as sementes estão brilhantes e não tem pó nem cheiram a mofo, pois isso pode causar problemas graves nos nossos canários.
Eu particularmente no inverno tento fornecer sempre aos meus canários uma mistura que contenha mais sementes pretas , mais gordurosas visto que os ajuda a aquecer e a ultrapassar o frio.
Nota: Também não gosto daquelas misturas que têm uns grãos vermelhos; verdes; amarelos aos quais eles dizem que são vitaminas.
Agora relativamente a produtos não naturais, forneço aos meus canários vitaminas do complexo B, nas situações de carências das mesmas ou em situações de diarreias, enterites, anemias, debilidades das crias, melhoria da plumagem ou muda, e em situações de stress depois de viagens ou exposições.
Nota: Forneço 3 gotas por bebedouro.
Para finalizar o famoso osso de choco que qualquer 1 pode arranjar com relativa facilidade, eu como também tenho outro hobbie que é ir a pesca das muitas vezes que o faço principalmente nos meses de Março e Abril é de grande facilidade arranjar pois os chocos desovam nessa altura e morrem logo a seguir e os ossos de choco aparecem com grande abundância nas praias .
Sendo assim depois fervo o osso de choco e juntamente adiciono vinagre de cidra visto servir de desinfectante depois volto a passar por agua fria para sai o sabor a vinagre e seco muito bem com papel absorvente e esta pronto para dar aos canários não tenho tido problemas e eles gostam, meto a disposição durante todo o ano pendurado nas gaiolas.


Relativamente as Frutas e Verduras, eu forneço aos meus canários 1 vez por semana ou 1 vez de 2 em 2 semanas conforme eu verificar as suas necessidades não tenho nenhum plano próprio, mas de verduras apenas dou broculos e de fruta apenas a maça.
Nota: Lavar sempre muito bem tudo o que são verduras e frutas pois podem conter defensivos agriculas que são mortais para os nossos canários.
Abraço a todos e espero que gostem e que vos seja útil para as vossas criações, embora com isto não tenciono influenciar ninguém, visto não saber se é o melhor nem o pior dos métodos, apenas demonstrar como alimento os meus canários.
Tiago Jesus.

5 comentários:

  1. Olá, boa noite.
    Já vi que trata as suas aves com produtos de reconhecida qualidade assim, permita-me um conselho, deve dar às aves com factor vermelho papa igual à que dá aos outros canários e misturar-lhe o corante nas proporções indicadas na bula que acompanha a embalagem do corante.
    A papa industrial para as aves com factor vermelho, às vezes não vem equilibrada e, dá origem a aves que "pintam" melhor num lado do que no outro.
    De resto parabéns pois está no bom caminho.
    Saudações ornitófilas.
    Armindo Tavares.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Armindo Tavares.
    Obrigada pelo conselho pois eu só tenho 23 anos e iniciei este ano a criação de canários.
    Agora relativamente ao corante eu tenho esse corante comprei 1 frasquinho "Bogena intensief" que tem 10 gramas e custa 1 pipa de massa que diz para misturar em 1 kilo de papa,mas ainda nem o utilizei,porque estava a espera do inicio da muda para o fazer e enquanto isso dou a papa vermelha da orlux só para manter a cor.
    Mas sendo assim tenho de verificar os meus metodos.
    Obrigado pelo conselho e esteja a vontade para comentar que eu agradeço.

    Abraço
    Tiago Jesus

    ResponderEliminar
  3. Adorei a sua explicação! Foi muito útil e objectiva. Tenho um canário e uma canária à cerca de um mês e estava um pouco à nora sem saber como alimentá-los como deve de ser. Vou seguir as suas recomendações.

    Com os meus melhores cumprimentos,

    Luísa Canelas

    ResponderEliminar
  4. Bom dia.
    Adorei a sua explicação. Muito simples e objectiva. Tenho um canário e uma canária à cerca de um mês e ainda não sabia muito bem como alimentá-los como deve de ser. Acho que vou seguir as suas recomendações.

    Com os meus melhores cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Muito obrigado a todos pelas as pequenas dicas que escreverao aqui vou seguir algumas e ver o resoltado sou novo nisto mas espero ter sorte em tudo que tenho lindo um muito obrigado por tudo ..abracos.

    ResponderEliminar