quarta-feira, 14 de abril de 2010

O diferente temperamento dos Canários

Tudo interessa, tudo encanta no canário: forma elegante, plumagem formosa, voz melodiosa, naturalmente carinhoso, dócil e familiar.
As suas inclinações e temperamentos variam uns para os outros.
Há machos de temperamento triste, taciturnos, raramente cantando e em tom lúgubre.Levam estes um tempo infinito a apreender o que se lhes quer ensinar e nunca apreendem perfeitamente; na primeira muda ou logo que tenham qualquer doença, esquecem facilmente o que tanto lhes custou a aprender. Acabam por entristecer por se verem encerrados e em vez de se instruir chegam a morrer.
Para os arrancar a essa apatia é preciso junta-los com outros canários velhos, ardentes e cheios de vivacidade, porque então cantam e animam-se um pouco.
Outros há que tem um carácter tão mau que matam as fêmeas que se lhes dão para companheiras; mas estes machos, tão maus para criar, costumam ter algumas qualidades que neutralizam os seus defeitos, como por exemplo, um canto melodioso, boa plumagem. Há só um meio de ensinar estes machos: tomam-se duas fêmeas corajosas e com mais de um ano de idade que ele, metem-se as duas numa gaiola durante o espaço de um mês, para que se conheçam bem e, não tendo ciumes uma da outra não lutem pela posse de um só macho.Um mês antes da época da criação, deixam-se as duas na mesma gaiola e, quando for tempo de as acasalar, solta-se-lhes o macho. Este trata de acorbadá-las, mas elas reunem-se para a sua defesa comum e acabam por impor-se-lhe e vençê-lo pelo amor.
Estas classes de alianças forçadas dão algumas vezes resultado, mas noutras nada se consegue de satisfatório.
Há outros canários de natureza tão bárbara que destroem os ovos, comendo-os á medida que a fêmea os põe e quando estes pais desnaturados as deixam chocar, mal nascem os pequenos colhem-nos com o bico, tiram-nos do ninho e matam-nos.
Os canários com tal inclinação devem separar-se nessa altura.
Encontram-se também entre os canários alguns indivíduos, sempre ariscos, de carácter rude, feroz e independente, nos quais não se pode tocar, nem fazer carícias, não se deixando tratar como os outros. A estes canários conviria a plena liberdade, porquanto uma gaiola estreita não lhes serve de modo algum. Assim há necessidade de pó-los numa gaiola muito grande e quando tal não possa acontecer e haja necessidade de tê-los numa gaiola reduzida, é preciso não lhes tocar, nem incomoda-los para nada, devendo unicamente cuidar-se deles para lhes dar de comer, deixando-os depois entregues aos seus hábitos.
Aparecem ainda alguns machos que são indiferentes para com as fêmeas, sempre adoentados e encolhidos no seu ninho. Não convém acasalar-se estes, porque os filhos costumam vir com os mesmos defeitos.
Outros obrigam as fêmeas a sair do ninho, não as deixando chocar. costumas ser estes os mais robustos, os melhores cantores e geralmente os de melhor plumagem. Deve dar-se-lhes duas fêmeas.
Há enfim canários que estão habitualmente alegres, cantando sempre, de carácter meigo, naturalmente ditosos, bons esposos, bons pais, susceptíveis, enfim de todos os bons sentimentos e dotados das melhores inclinações, afagam sem cessar a fêmea com o seu canto, tendo tal cuidado com ela que a todos os instantes lhe dão a sua comida favorita, a acariciam durante a pesada tarefa de chocar, parece que a convidam a mudar de posição, chocam eles próprios durante algumas horas da manha e dão de comer aos filhos quando eles nascem.
Há canários finalmente ainda que em pequeno número, que não simpatizam com os pássaros da sua espécie. É tal a sua antipatia, que não podem acasalar-se com nenhum, morrendo antes que tal se consiga. Esses indivíduos vivem sempre inactivos e estéreis, sendo ordinariamente os mais cantadores e os que mais tempo duram.
Espero que gostem deste post, e que vos seja útil.
Cumprimentos e Boas Criações.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Primeiras crias Lipocrómico vermelho intenso

Ora como o prometido é devido aqui estão as 2 novas pestes do meu canaril, já praticamente comem sozinhas não coloquei as fotografias mais cedo porque como os meus casais é o primeiro ano que estão a criar tive medo de os assustar.
Espero que gostem.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Época de criaçao 2010

Iniciei este ano a criação de canários de cor, como tal tratei de adquirir uns quantos casais das raças que pretendo criar, que são elas Lipocrómico Vermelho intenso, Agata Branco recessivo, Branco recessivo, Negro vermelho (Bronze) e por fim mais uma que foi uma oferta que me fizeram já do tão badalado Arlequim Português.
Visto eu ser um realista e não acreditar na sorte mas sim no trabalho e dedicação e por me ter informado e estudado alguma coisa relativamente a canários apercebi-me que não ia ser um ano muito produtivo relativamente as minhas criações, pois todos os meus canários são deste ano e como tal as dificuldades acrescem significativamente.
Tendo em conta isso nem me posso queixar muito dos meus casais tenho já 2 vermelhos intensos praticamente a comer sozinhos e outras 2 fêmeas , uma vermelha intensa e outra agata branca recessiva com 4 ovos cada uma delas, só mesmo o meu casal de bronzes é que me esta a dar uns problemas, pois o macho que se encontra de perfeita saúde e que passa os dias inteiros a cantar teima em não galar a fêmea e já é a segunda fêmea que lhe dou pois a primeira não era do agrado dele, talvez umas vitaminas E , na agua ajudem a resolver o problema, a ver vamos.
Como tal espero que as vossas criações estejam a correr pelo melhor, amanha logo meto aqui uma fotografia dos 2 canários Lipocrómico Vermelho intenso que me nasceram.
cumprimentos para todos.